Skip to content Skip to navigation

Convênio e Intercâmbio

O Departamento de Geologia/LAGEMAR mantém acordos de cooperação científica ativos com as universidades e instituições de pesquisa listadas abaixo:

01. Universitat de Bretagne Ocidentale, L'Ecole Doctorale des Sciences de La Mer, Brest, França - CAPES/COFECUB

OBJETIVOS - Estudar os processos magmáticos e tectônicos da transformante de São Paulo.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Intercâmbio de recursos humanos; participação brasileira em viagens oceanográficas incluindo mergulhos profundos com submersível; resultado de pesquisas; mini-cursos; desenvolvimento de tese e publicações conjuntas. Atualmente existe um aluno de doutorado do Programa em Tese de Co-Tutela na Universidade de Brest.

02. CEREGE - Centre Européen de Recherche et D'Enseignement des Géosciences de L'Environnement

OBJETIVOS - Formação de pessoal na análise paleobotânica, com base em amostras de solo (silicofitólitos).
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Estágio de uma doutorando do Programa, com bolsa sanduíche da CAPES.

03. Université de Sciences et Technologies de Lille 1 (USTL) -Laboratoire de Processus et Bilans des Domaines Sédimentaires/PBDS- Unité Mixte de Recherche 8110, Université de Picardie-Jules Verne e Université du Maine-Le Mans. - CAPES/COFECUB

OBJETIVOS - Estudar os processos de tectônica gravitacional de folhelhos na margem continental equatorial brasileira.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Intercâmbio de recursos humanos; publicaçãop conjunta dos resultados das pesquisas; mini-cursos; desenvolvimento de tese e publicações conjuntas. Treinamento de pessoal nacional em desenvolvimento de modelos analógicos e matemáticos para caracterizar os processos de tectõnica gravitacional.

04- Université de Pierre et Marie Curie, Paris 6 - ISTEP. CAPES-COFECUB.

OBJETIVOS - Estudar os processos de tectônica gravitacional de folhelhos na margem continental equatorial brasileira e a sismoestratigrafia rasa da plataforma continental do Rio de Janeiro
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Intercâmbio de recursos humanos; publicaçãop conjunta dos resultados das pesquisas; mini-cursos; desenvolvimento de tese e publicações conjuntas. Deenvolvimento de teses em co-tutela

05. Universidade de Duke, EUA

OBJETIVOS - Intercâmbio de professores e pesquisadores. Desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre paleoclimatologia da Amazônia Brasilesira
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Participação conjunta em levantamentos de campo na amazônia e plataforma continental adjacente. Publicação conjunta dos resultados da pesquisa. Intercâmbio de alunos e pesquisadores

06. Observatório Nacional/CNPq

OBJETIVOS - Integração de atividades de ensino e pesquisa dos cursos de pós-graduação em Geofísica (ON) e Geologia e Geofísica Marinha (UFF).
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Realização de pesquisas conjuntas; oferecimento e co-validação recíproca de disciplinas; credenciamento recíproco de professores pelos colegiados de curso; utilização de facilidades e equipamentos de coleta, processamento e análise de dados. Estágios de campo para alunos.

07. Universidad Nacional de la Plata, Argentina

OBJETIVOS - desenvolvimento de pesquisas sobre biomineralizações em solos de ambientes costeiros no Brasil e na Argentina.
FORMAS DE COOPERAÇÃO: .Intercâmbio de recursos humanos; publicaçãop conjunta dos resultados das pesquisas; mini-cursos; desenvolvimento de tese e publicações conjuntas.

08. Queen's University of Belfast, Irlanda do Norte

OBJETIVOS - Intercâmbio na ára de ensino e pesquisa em geologia e geomorfologia costeira e ambiental, petrografia e geoquímica.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Intercâmbio de estudantes e professores para a realização de cursos, palestras e conferências; desenvolvimento de projetos de pesquisas nestas áreas; utilização dos laboratórios de sedimentologia, geoquímica e laboratórios de datação da Universidade de Queen's. Um aluno de doutorado do Programa foi recentemente contemplado com bolsa (PDEE) para desenvolvimento de parte das análises de sua tese de doutorado na Universidade de Belfast.

09. PETROBRAS

OBJETIVOS - Intercâmbio de conhecimento na área de geofísica marinha.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Desenvolvimento de projetos de pesquisa pelo LAGEMAR com financiamento da PETROBRÁS; participação de especialistas da PETROBRÁS ministrando aulas, cursos e palestras; intercâmbio de informações técnico-científicas, incluindo dados para trabalhos de dissertações.

10. DNG - Diretoria de Hidrografia e Navegação

OBJETIVOS - Intercâmbio de conhecimento na área de geologia e geofísica marinha.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Programação conjunta e participação de alunos e professores nas operações oceanográficas da DHN; cessão das amostras de sedimentos do fundo submarino coletadas pela DHN para o Banco de Amostras Geológicas localizado no LAGEMAR; intercâmbio de alunos e técnicos entre as duas instituições; despesas de custeio.

11. CIRM - Comissão Interministerial para os Recursos do Mar

OBJETIVOS - Intercâmbio de conhecimento na área de geologia e geofísica marinha para aplicação no Programa de Levantamento da Plataforma continental Brasileira - Projeto LEPLAC
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Execução de estudos de interpretação e edição de dados sísmicos relativos à delimitação da plataforma continental jurídica brasileira.

12. ANP - Agência Nacional do Petróleo

OBJETIVOS - Formação de pessoal e desenvolvimento de pesquisa na área de petróleo e gás.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Concessão de bolsas de mestrado, professor visitante, taxas de bancada.

13. IEAPM -Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (MARINHA DO BRASIL)

OBJETIVOS - Desenvolvimento de pesquisas conjuntas e intercâmbio de pessoal e infraestrutura e treinamento.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Participação em projetos conjuntos; participação de técnicos do IEAPM nos cursos; utilização dos laboratórios e equipamentos do IEAPM. Utilização de navio de pesquisa d IEAPM para coleta de dados geológicos e geofísicos em projetos de interesse comum.

14. INB - Indústrias Nucleares Brasileiras

OB JETIVOS - Desenvolver estudos sobre o potencial de novas ocorrências de minerais pesados no Delta do Rio Paraíba do Sul
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Apoio logístico e recursos para desenvolvimento de atividades de campo.

15. GAIA – Geofísica

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico-científico sob a forma de seminários, apresentações e visitas de especialistas e intercâmbio de dados geofísicos.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Suprimento de apoio técnico à UFF na área de computação e geofísica; intercâmbio de dados geofísicos.

16. FUGRO – Geofísica

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico-científico sob a forma de seminários, apresentações e visitas de especialistas e intercâmbio de dados geofísicos.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Intercâmbio de dados geofísicos para realização de dissertações e teses.

17. Schlumberger

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico científico para formação de pessoal com ênfase em aplicações para indústria do petróleo e gás.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Treinamento e fornecimento de licenças educativas de softwares especializados na interpretação de dados geofísicos.

18.  Haliburton

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico científico para formação de pessoal com ênfase em aplicações para indústria do petróleo e gás
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Treinamento e fornecimento de licenças educativas de softwares especializados na interpretação de dados geofísicos.

19.  SMT - Seismic Micro Technology

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico científico para formação de pessoal com ênfase em aplicações para indústria do petróleo e gás.
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Treinamento e fornecimento de licenças educativas de softwares especializados na interpretação de dados geofísicos.

20.  Paradigm Geophysics

OBJETIVOS - Intercâmbio técnico científico para formação de pessoal com ênfase em aplicações para indústria do petróleo e gás
FORMAS DE COOPERAÇÃO - Treinamento e fornecimento de licenças educativas de softwares especializados na interpretação de dados geofísicos.

21.  REPSOL YPF do BRASIL AS

OBJETIVOS - Desenvolvimento de projetos de pesquisa e formação de pessoal
FORMAS DE COOPERAÇÃO - financiamento para aquisição de dados, equipamentos e concessão de bolsas de estudo; intercâmbio entre profissionais da UFF e da Repsol durante workshops para apresentação dos resultados dos projetos.